top of page

Vinho tinto: uma bebida que faz bem pro coração e pra alma



Quem não gosta de tomar um vinhozinho, né?


Essa bebida é uma das mais antigas e apreciadas do mundo, e tem muitos benefícios pra saúde. Segundo os especialistas, o vinho tinto contém antioxidantes que podem prevenir doenças do coração, do câncer e até da memória12.


Mas ó, tem que beber com moderação, viu! Nada de exagerar na dose, senão o trem vira veneno.


Agora, se você quer saber como aproveitar melhor o vinho tinto, eu vou te dar umas dicas de acompanhamentos que combinam muito bem com ele. E o melhor: são todos da nossa terrinha, uai!


  • Queijo canastra: o par perfeito do vinho tinto, um dos acompanhamentos mais tradicionais e deliciosos do vinho tinto é o queijo. E não é qualquer queijo, não. É o queijo canastra, um patrimônio da nossa cultura mineira. Esse queijo é feito com leite cru de vaca, e tem um sabor forte, meio picante e encorpado34. Ele é produzido aqui na região da Serra da Canastra, em Minas Gerais.


O queijo canastra harmoniza muito bem com o vinho tinto, eles se equilibram. O vinho tinto tem taninos, que são substâncias que dão uma sensação de secura na boca. Já o queijo canastra tem gordura, que suaviza essa sensação. Além disso, o sabor do queijo realça o sabor do vinho, e vice-versa. Então, se você quer impressionar os seus convidados, ou simplesmente se deliciar com um lanche da tarde, não deixe de experimentar essa combinação.


As melhores regiões produtoras de vinho no mundo

Agora, se você é um apreciador de vinho tinto, e quer conhecer mais sobre essa bebida, eu vou te falar um pouco sobre as melhores regiões produtoras de vinho no mundo.


Confira os lugares que têm um clima, um solo e uma tradição que favorecem o cultivo das uvas e a produção dos vinhos.


  • França: a França é considerada uma das maiores e mais importantes regiões produtoras de vinho do mundo, e tem vinhos de alta qualidade e diversidade. As regiões mais famosas são Bordeaux, que produz os melhores vinhos finos do planeta; Borgonha, que tem os famosos Pinot Noir e Chardonnay; e Champagne, que faz o espumante mais famoso do mundo.

  • Itália: a Itália é outro país que tem uma grande tradição e variedade de vinhos. As regiões que mais se destacam são Toscana, que faz os vinhos Chianti e Brunello; Piemonte, que produz o vinho Barolo; e Veneto, que é especializada no Prosecco, um espumante leve e refrescante.


  • Portugal: Portugal é um país que tem uma diversidade e originalidade de vinhos, com uvas e estilos únicos. Desde vinhos brancos secos até tintos intensos e fortificados, como o Porto, há uma ampla variedade de opções. As regiões mais famosas são Douro, que faz o vinho do Porto; Dão, que tem vinhos elegantes e aromáticos; e Alentejo, que produz vinhos frutados e encorpados.

  • África do Sul: a África do Sul é uma região produtora de vinho que mistura a tradição dos países europeus com o estilo contemporâneo de países como Chile, EUA e Austrália. As regiões produtoras têm uma boa diversidade de climas e solos, o que se reflete nas variedades de uvas e vinhos. Os sabores e aromas diferenciados dos vinhos sul-africanos são muito admirados e renomados.

Essas são algumas das principais regiões produtoras de vinho no mundo, mas há muitas outras que também merecem ser conhecidas e degustadas como por exemplo o Brasil, que também tem diversas vinícolas espalhadas pelo país inclusive aqui na Serra da Canastra. O importante é você experimentar e descobrir os vinhos que mais te agradam e te fazem feliz.


Agora comente aqui em baixo, você gosta de vinho? Qual o seu preferido?



Comments


Posts Recentes
bottom of page